segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como regular o ganho do amplificador..


Um amplificador, quando projetado, deve prever a possibilidade de utilização de vários aparelhos de marcas diferentes (isto é, um amplificador de uma marca com um cd de outra etc.). Diferente do som residencial, não existe um padrão no que se refere à voltagem do sinal de áudio (RCA) e sua impedância. Um determinado amplificador, então, tanto pode ser ligado em um aparelho que envie 2 volts de sinal, ou que envie 0,5 volts, e o mesmo deve vir preparado para que se possa compensar essas variações. Este é chamado de "ganho de entrada" do amplificador.
Tal regulagem existe para que você possa fazer com que o amplificador chegue ao seu limite de volume juntamente como o aparelho (auto-rádio, toca-fitas, Cd Player e etc) a que estiver conectado. Alguns instaladores imaginam que o ganho de entrada de um amplificador é responsável pela potência que o mesmo irá produzir, o que não é verdade. Se a fábrica projetou um amplificador capaz de produzir 200 watts,no máximo, não há nada que este profissional possa fazer que aumente essa potência. Porquê? Simples! A potência de um amplificador é determinada basicamente pela voltagem e amperagem que sua fonte possa produzir.
1.1 Ganho de entrada
A maioria ds instaladores faz (ou sugere) que a regulagem do ganho de entrada seja feita de ouvido. Cuidado! Vários testes comprovam que o ouvido humano não é capaz de indentificar valores de distorção menores do que 20% da duração da programação musical. Em um ambiente ruidoso, como uma loja de instalação de som, aumenta ainda mais (chegando de 30% a 35%). Distorções por clipagem neste nível podem facilmente queimar tweeters mais sensíveis, mesmo que a potência aplicada seja baixa.
1.2 Como Regular
A maneira mais segura de regular ganho de entrada é aplicar um sinal de 1 KHZ (como o som da televisão pela manhã juntamente com as barras coloridas), gravado entre -10db e -15db, para compesar os diferentes níveis de gravação dos CDs, e iniciar a regulagem até que o osciloscópio acuse a "clipagem". Uma pequena quantidade não será prejudicial, mas procure manter a onda perfeita.
A regulagem do ganho é fundamental para o bom desempenho do sistema, e ganho de entrada corretamente regulado é garantia de durabilidade da aparelhagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário